Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2016

ZIKAS DO OLIMPO

Sexta foi a abertura das Olimpíadas do Rio, e pensa em povo bom de fazer festa como o nosso. Com tudo que eu imaginei numa abertura de Olimpíada no Brasil. Garota de Ipanema, coreografia de Deborah Colker, Gisele Bündchen, Caetano e Gil cantando com a cantora pop da atualidade Anitta, passinhos, bateria de escola de samba para incrementar a evolução dos atletas, tecnobrega, muito verde. Muito boa a participação dos ritmistas na hora da entrada das delegações. Como o pessoal entra e fica dando tchauzinho, fazendo coração pra câmera, tirando selfie, postando no Snapchat, procurando Pokémon... ops!, nada como chamar o pessoal de escola de samba que sabe fazer evolução da escola sem correria e ficou lindo. E em todas as delegações, tinha pelo menos um atleta sambando à gringa. A delegação de Bermuda veio de bermuda, o porta bandeira de Barbados estava barbado e todas as piadas prontas de nomes de países, até daqueles que a gente nunca ouviu falar porque o professor de geografia estava ocupado xingando os porcos imperialistas. Até a Regina Casé apareceu fazendo da abertura um ishqueanta olímpico.
Carlos Arthur Nuzman estava tão emocionado que disse que o presidente do COI acredita no sexo destas Olimpíadas. Vanderlei Cordeiro de Lima numa justa homenagem acendeu a pira e ela virou um belo sol.
Medalha de prata para Felipe Wu, no tiro esportivo. E o maior fair play é que a medalha de ouro foi pro vietnamita e o menino disse que ficou feliz porque o Vietnã não tinha medalha de ouro nenhuma.
E ontem começaram os jogos. A TV colocou uns 20 canais de olimpíadas juntos e eu só fazendo a festa. Faxinando com o remo no fundo, pintando o cabelo com handebol feminino (a Shana já se aposentou).
Dando uma volta olímpica nos canais, tinha de tudo: num canal, hipismo CCE (Comecei cavalgando errado?); no outro, brasileiros eliminados no arco e flecha que é na Sapucaí; no outro, ciclismo de estrada, o Rolezinho do Brasil; no outro, vôlei de praia. Uma coisa que eu reparei é que tem tão pouca gente na plateia, cadê os ingressos esgotados?
Deixei um pouco no hipismo para entender o que é CCE: Curso Completo de Equitação. A ginástica artística do cavalo. E o comentarista falando que o cavalo tem que parecer que está fazendo os movimentos de livre vontade, e eu observando o cavalo olhando pra baixo. Tá certo não. E o comentarista explicou que tem diferenças no biotipo dos cavalos do CCE, do adestramento, do cross-country e da prova de saltos, assim como cada serumaninho tem diferenças de acordo com cada esporte.
Daí fui ver os craques da ginástica e torcer para os Artures da seleção e para o anjo negro Angelo Assumpção. Nhá, ele não entrou na seleção. Mas a equipe levou o primeiro lugar.
No esgrima, Natalie Moellhausen ia dando os touchês e passando de fase, enquanto os homens levavam touchês. Aliás, foi lembrada a tartaruga Touchê,
E o que falar do rugby, este esporte que mal conheço e já considero pacas? A primeira partida, a seleção estava perdendo e eu não entendi nada, e de repente o placar pula mais cinco pontos. Rugby de 7 é um barato. A jogadora chuta a bola, outra pega, as outras agarram a jogadora, ela cai no chão, leva montinho, a bola vaza e outra jogadora que estava de pé pega a bola e corre até a outra linha e deixa a bola no chão, ganha cinco pontos, chuta a bola pra cima do gol e ganha mais dois. Levou umas três partidas para eu começar a entender e querer jogar.
E as meninas do futebol deram 5 a 1 na Suécia, com direito a gol de chaleira da Cristiane. Pena que se machucou depois.
Olha o arco e flecha aí gente! Fãs do Gavião Arqueiro e da Katniss, tremei, que acompanhamos partidas de tiro com arco disputadas na Sapucaí. Terminou o jogo, veio a Unidos da Tijuca sambando na avenida.
E os meninos do handebol jogavam contra a Polônia, que tinha no time os irmãos Shrek. Minha mãe estava desistindo de torcer porque o judô perdeu, o esgrima perdeu, as meninas da ginástica perderam. Uma pena, porque estava a fofíssima Flávia Saraiva, idade da minha sobrinha de 16 anos, e altura do meu sobrinho de 10. Ela recebeu uma nota baixa e os juízes foram vaiados.
Aliás, vaia é com o Brasil. No jogo de vôlei de praia dos Estados Unidos, quando iam sacar, o pessoal começava: uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu ZIKA! Faziam o mesmo para a goleira Hope Solo, que não é filha do Han Solo, mas mostrou o lado escuro da força postando no instagram um kit anti-zika.
E no ping pong, eu queria entender porque as pessoas pegam a bola com todo o carinho e cuidado, para depois dar uma raquetada nela? Quando eu disputei tênis de mesa na escola na sétima série, não tinha esta frescura não. Tinha 21 participantes e eu terminei em... vigésimo.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker