Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de junho de 2006

TOCA Y ME VOY, Y PEGA LA VUELTA

Alemanha 1(4) x (2)1 Argentina. O Belo x A Fera. A Alemanha de Ballack vence em pênalti a Argentina de Tevez. O jogo começa tenso, com princípio de treta no campo. No segundo tempo, quando eu já pude ver, rolou o gol argentino. O jogo vai esquentando e Cléber Machado vai dizendo suas pérolas:
"A torcida entra em campo" - Mas isso não pode.
"Vai começar um outro jogo" - Peraí, Itália x Ucrânia é só às 16h!
"Ballack toca muito forte para Lehmann" - Detalhe, Lehmann é o goleiro. Ballack estava tocando para Lahm.
E Casagrande chamando Schweinsteiger de Schwarzenegger. Fora outros lances bisonhos. Goleiro argentino cai, é substituído, alemães fazem Katimba, Klose faz o gol e vai embora. Fim de jogo, começa a prorrogação. E uma prorrogação com cheiro de pênalti. Lances fortes. Ninguém queria tomar gol. A Alemanha gritava "Deutschland! Deutsc... uuuuu!!!!" e Lehmann quase perde a bola. Haya corazón! E foi o pênalti. Ayala, o autor do gol argentino, perde pênalti. E depois Cambiasso, cujo nome mais parece aquelas gírias em dialeto que minha bisavó falava e passou de geração em geração. A Alemanha vai ao delírio! A premiera Angela Merkl vibra! E enquanto isso, Mascherano, Tevez e o resto vão se ter com Bierhof. Também, foi juntar logo argentino com corinthiano, foi dar nisso.

quarta-feira, 28 de junho de 2006

SHOW DO INTERVALO

Saca só a criatividade dos jornais de hoje:
Diário de São Paulo: "Hora da vingança"
Jornal da Tarde: "É hora da vingança"
Jornal Extra: "A hora da vingança"

Vamos descansar um pouco de Copa. Depois iremos falar sobre a França e Fifi.

terça-feira, 27 de junho de 2006

I AM AN ANTI-COPA!

BRASIL 3 x 0 Gana. Agora sim, em definitivo. Um jogo para entrar na história. Ronaldo o gordo passa ser o maior goleador das Copas. Brasil passa a ter a maior seqüência de vitórias das Copas. Parreira completou 19 partidas e se tornou o quarto tecnico com o maior numero de jogos. Cafu tambem completou 19 jogos e é o jogador brasileiro com mais partidas disputadas. Roberto Carlos completou 100 vitorias com a camisa canarinho-d'oeste. Adriano completou 200 gols. E eu passei meu primeiro jogo de Copa do Mundo trabalhando e vendo os outros trabalharem. E digo mais: foi muito bom! Perdi os tres lances dos tres gols, mas em compensacao, ouvi Galvao falar que "Gana esta comecando a gostar do jogo". E as pessoas nao param, Sao Paulo nao para, Brasil nao para com o jogo. Sempre tem alguem no background fazendo os servicos.

Vieira, Vieira, Vieira, Patrick Vieira
Espanha 1 x 2 Franca. Sem comentarios. Quero so ver no sabado.


Sem acento!!!

Fonte: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,AA1224880-5187,00.html

segunda-feira, 26 de junho de 2006

OITAVAS DE FINAL

Os spice boys, spice boys...
Inglaterra 1 x 0 Equador. Segundo relatos, jogo mixo e chato. O Beckham jogava, vomitava. Chutava a bola, vomitava, marcou o gol, foi comemorar e vomitou.

E vai rolar aquela festa, pá
Portugal 1 x 0 Holanda. Segundo relatos, foi um jogão de bola, com muita garra, muita emoção, e haja coração português! Foram 16 cartões, 4 deles vermelhos. Costinha foi expulso (Maum!), mais o brasleiro Deco e dois holandeses com nome de sopa de letrinhas. Felipão vibrava, torcia, ia pra galera! Figo deu uma baita cotovelada e pode até ser suspenso.

Não vou ficar sozinha, é Gilardino que eu me acho
Itália 1 x 0 Austrália. O primeiro tempo ouvi pelo rádio. Era até interessante porque havia três jogadores australianos cujos sobrenomes eram italianados, e poderiam ser facilmente confundidos: Bresciano, Viduka e Culina. Por outro lado, a Itália tinha um Toni. O locutor sempre se esquecia da Austrália: "Lateral para a seleção da... Austrália." Fora que o locutor deu 1 a 0 ainda no primeiro tempo, me assustando, porque eu não tinha ouvido gol nenhum.
O segundo tempo, vi pela TV. Foi morno no começo, mas à medida que a seleção canarinho-do-leste avançava para o ataque tendo várias chances de gol, o jogo ficava mais emocionante. Até que Bresciano acerta a bola na grande área, Grosso cai e o juiz marca pênalti inexistente pra Itália. Nos acréscimos, aos 48min do segundo tempo. Foco no olhar tenso do Totti, que chuta e marca. Totti comemora chupando o dedo. Não entendi. A simpática seleção australiana se despede da sua melhor Copa.

Magnin, tão bonita, Magnin
Suíça 0 x 0 Ucrânia. Um jogo de tempo normal fraco, prorrogação instigante e pênaltis emocionantes. A primeira disputa de penais da Copa. A Suíça se despede da Copa sem levar nenhum gol nos tempos normais de um jogo, e também sem conseguir converter um só pênaltizinho durante o tempo extra. Shevchenko também perdeu um pênalti, mas isto não vem ao caso.

Show do intervalo
- Muitos locutores estão trocando as bolas. Cléber Machado, nostálgico, chamou a seleção de Togo de Senegal na partida contra a França. Casagrande confunde as bandeiras e chama Equador de Colômbia na partida contra a Inglaterra. Galvão Bueno chamou a Holanda de Rússia contra Portugal, porque o juiz era russo. E o locutor da rádio não se lembrava da Austrália, no jogo contra a Itália. Também, é muito time novo. Haja confusão!
- Já viram o picolé da Kibon Ronaldinho Gaúcho? Não passa de um Frutilly com corante verde e amarelo.

sábado, 24 de junho de 2006

OITAVAS DE FINAL

Tudo diferente, até porque como fiz na Copa passada, terão trechinhos de músicas, ou não.

Pode ser que o barco Viking, também pode ser que não.
Alemanha 2 x 0 Suécia, os alemães tiraram os suecos da jogada. E o mais bizarro de tudo: apesar de ter ficado em último lugar no bolão, eu acertei este jogo e quase acertei o placar. E também acertei que seria México x Argentina, mas isto é outra história.

Si, soy Riquelme, porque te quiero hasta rabiar.
Argentina 1(1) x 1(0) México, o clássico das telenovelas do SBT. Prorrogação! Bizarro o placar zerado da Grobo no começo da prorrogação. E Galvão Bueno narrando, haya corazón!

LA COPA DE LA VIDA

Grupo G - Suiça 2 x 0 Coréia do Sul, Togo 0 x 2 França
Os coreanos todos parapetados, com faixas, bandeirinhas e chifrinhos, e a cara de decepção no segundo gol suíço. Enquanto isso, no outro lado, suíços comemoravam com Bier. Togo x França? Lamentável.

Grupo H - Ucrânia 1 x 0 Tunísia, Arábia Saudita 0 x 1 Espanha
Depois que terminou este jogo, passaram uma colônia espanhola em Salvador. Taí. Que Olodum que nada! É Gipsy Kings o verdadeiro ritmo da Copa.
E o mais legal: acertei o placar de Ucrânia x Tunísia. Este ano foi fraco o bolão, fiquei em último! Só acertei Alemanha 1 x 0 Polônia, Croácia 2 x 2 Austrália e este jogo.

Show do intervalo:
- Completei somente Paraguai agora. Me faltam somente brilhantes e uns gatos pingados, como o Adriano.

quinta-feira, 22 de junho de 2006

LA COPA DE LA VIDA - Pode ganhar, pode perder, o que importa é eu não ficar sem receber!

Terceira rodada são somente jogos concomitantes, então não tem muita graça comentar os dois separados. Vou fazer um pequeno apanhado dos seis grupos definidos.

Grupo A - Equador 0 x 3 Alemanha, Costa Rica 1 x 2 Polônia
Assistir aos dois jogos ao mesmo tempo, não dá. Tanto que comecei a me interessar por Costa Rica e Polônia quando o Klose faz um gol na Alemanha. E eu ainda perdi o repeteco! Deu pra ver ainda a lambança que o Porras fez no primeiro gol polonês (gripe do "frango"?).

Grupo B - Suécia 2 x 2 Inglaterra, Paraguai 2 x 0 Trinidad e Tobago
Os ingleses vidrados na Copa. Ninguém se interessava no jogo dos paraguaios contra os trinitários, mesmo que o primeiro tenha ganhado sua primeira partida.
Estatísticas:
- 70% dos televisores estavam sintonizados na Sportv. Dos 30 restantes na Globo, 40% estavam no mute. Galvão Bueno, hauja coração!

Grupo C - Holanda 0 x 0 Argentina, Costa do Marfim 3 x 2 Sérvia e Montenegro
Idem. Todos os olhos estavam na Argentina, embora o objetivo seja torcer para o time contrário. Tevez marcou presença e está ficando menos feio, com cara de argentino mesmo. Um jogo tão sem gols e sem graça, que era preferível ver o outro.

Grupo D - Portugal 2 x 1 México, Irã 1 x 1 Angola
Jogo do Felipão. Repararam que até agora, os classificados se confrontaram na última partida? Veja que a partir do grupo E isso muda. Sim, eu não tenho nada pra dizer sobre estes jogos.

Grupo E - Gana 2 x 1 EUA - República Tcheca 0 x 2 Itália
A Itália deu a bota na República Tcheca, depois de tantas especulações sobre seu futebol locomotiva. E finalmente temos a seleção africana coqueluche desta Copa. Só que...

Grupo F - Japão 1 x 4 BRASIL, Croácia 2 x 2 Austrália
... a seleção africana coqueluche da Copa vai enfrentar a gente. No jogo da última rodada, tivemos um gol japonês (comemorado por um francês), e uma grande virada. Todos os gols que não foram feitos nos primeiros jogos foram feitos hoje. Ronaldo, o gordo, finalmente desencantou e quebrou tabu, mostrando que gordo joga bola sim e bem. E a Austrália, cujo goleiro Schwarzer também pegou a gripe do frango, no lance do segundo gol croata, vai pras oitavas. Inédito!

Show do intervalo:
- Completei Irã e México!
- Sim, deu certo trabalhar em dia de jogo do Brasil, tão certo que irei trabalhar de novo no dia de Brasil x Gana. Deu certo pra mim, pelo menos! E tem eslogan novo: "Jogos da seleção: o meu horário de trabalho começa quando termina o do povão".

segunda-feira, 19 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Togo 0 x 2 Suiça - Perdendo no bafo
O jogo foi tranquilo, até porque o autor do segundo gol suiço se chama Tranquillo Barnetta. O togolês Adebayor fez um lindo passe de calcanhar por trás. Que bonito, que futebol moleque! Pena que o passe foi pra ninguém.
O jogador que fez o primeiro gol suíço é Frei (pronuncia-se Frai), e o locutor alternava as duas pronúncias.

Arábia Saudita 0 x 4 Ucrânia - Faz mais uma, Shevchenko!
Finalmente, Shevchenko mostrou ao que veio. E curiosidade: Eu quase que acerto o bolão, mas também se acertasse, seria muito chocolate! Eu pus 5 a 0 para a Ucrânia.

Espanha 3 x 1 Tunísia - Quando eu contar, Yahia, você vai se pasmar
A Tunísia começou ganhando, e ainda por cima dando olé nos espanhóis. A Fúria se enfureceu e virou o placar. Segundo Falcão, "A Espanha começou a melhorar no vestiário."
Descobrimos a chiliquenta deste campeonato. O jogador tunísio Ayari, quando foi substituido por Yahia, saiu tiririca da vida, chutando o ar.
Sobre o lance de Yahia em cima do ator Fernando Torres que deu o pênalti à Espanha: "Foi muito pênalti!"

Show do intervalo:
- O artilheiro da Copa até agora é o ator Fernando Torres. Sua mulher, Fernanda e Montenegro, não teve a mesma sorte, e não conseguiu se classificar no grupo C.
- Raciocina comigo: o alemão Ballack estava baleado, portanto, não jogou a partida de estréia de sua seleção. O espanhol Raúl teve que calçar as sandálias da humildade para poder entrar depois que a Espanha estivesse com a partida ganha. Muitas seleções estão poupando seus craques porque levaram cartão. Agora me diga, pé-de-uva, porque colocar o Ronaldo contra o Japão?
- O rei igual ao dinheiro de passar: Agora, em definitivo, estarei trabalhando bem no horário de Brasil x Japão. Pela primeira vez em história das minhas Copas, não irei assistir a um jogo inteiro do Brasil. Estou lançando o eslogan: Brasil x Japão - O Brasil pára, eu não!

domingo, 18 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Japão 0 x 0 Croácia - Puxa, Prso!
Eu não assisti a este jogo. Pelo menos não ouvi ninguém comentando que o Prso puxou.

BRASIL 2 x 0 Austrália - quadrilátero trágico
Jogo do Brasil com Galvão narrando é motivo de pérolas. Para começar, quando a Globo desenhou a ação do quarteto Ronaldos + Kaká + Adriano, e o desenho formou um losango, mas Galvão comentava que formou o quadrado mágico. Mas o jogo foi nervoso, como todo jogo da seleção. Tanto que uma hora o beck Lúcio cruzou e o outro zaga Juan (ou RRRRRRRRRRrrruan, como diria Galvão) finalizou. Algumas pérolas, noves fora as já tradicionais "A Austrália está gostando do jogo", "Quem é que sobe?" e "Haja coração":
"A partir deste momento, o Cafu pode dizer para seus filhos que ele jogou 24h na seleção" - Ah, então ele é o Jack Bauer? E ele não se cansou?
"As duas torcidas estão de verde e amarelo, mas dá pra reconhecer a Austrália porque o amarelo deles é mais fechado."
Depois que Ronaldo marketeiro saiu de campo, alguém comentou que a seleção estava melhor, mais leve.
Só outra coisa: o gol do Adriano foi comemorado com a coreografia nana-nenê, usada ao extremo na Copa-1994.

França 1 x 1 Coréia do Sul - Com quantos gols se quebra um jejum?
A Coréia do Sul era festa só. Gritavam "Daehan Minguk" direto. O time perdia, faziam festa. O time empatado, faziam festa. O time ganhava, faziam festa. Que alegria! Que jovialidade! E que futebol moleque! Em compensação, os franceses fizeram um suado gol, depois de passar uma Copa do Mundo inteira sem marcar nada.

Show do intervalo:
- Já repararam nas aberturas dos jogos que a Globo faz com o tema da Copa? Elas tem toda uma lógica. Veja só:
"Ouê, uê ouê..." - Preparação do jogo, times entrando em campo, torcidas olhando, jogadores concentrados.
Quando começa um ritmo meio africano "En avant pour la victoire, ouê, uê, ouê..." - As seleções e torcidas de Gana, Angola, Costa do Marfim, Togo e Trinidad e Tobago (no lugar da afro-árabe Tunísia). Pode até não ter jogado no dia, mas é batata!
Na hora da bridge - As seleções que jogaram no dia anterior em jogadas fantásticas.
"Celebrate the day, the day..." - Gols das partidas do dia, torcidas vibrando, jogadores vibrando.
- Completei República Tcheca e Austrália!

sábado, 17 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Portugal 2 x 0 Irã - Mas acho que ela só quer bailar, não acho que quer me amar
Não vi este jogo. Quer dizer, só via a cara do Felipão quando a seleção portuguesa entrava errado. Aliás, vi sim. Cristiano Ronaldo é a cara do futebol moleque, I mean, futebol raparigo de Portugal. E é a figurinha que me falta para completar o time.

República Tcheca 0 x 2 Gana - Ô pega a Tcheca, solta a Tcheca, leva a Tcheca, põe a Tcheca pra sambar
Que bonito, que maravilha, que beleza! Que futebol moleque tem a seleção ganesa! É fato que os times africanos ganham a nossa simpatia principalmente quando jogam com times europeus. E este jogo teve de tudo: gol impedido dos tchecos, pênalti na trave para Gana, Plasil saindo no segundo tempo (Os tchecos pronunciam "Plachil", por isso não tinha reparado que o Plasil estava em campo). E o segundo gol ganês teve fogos aqui perto de casa. E os ganeses comemoraram dançando o Aserejé.

Itália 1 x 1 EUA - I wanna fork in the table
No gol italiano do Gilardino (ou Gi Latino), a família do seu Genaro e da dona Conchetta daqui da Mooca, Brás e Bexiga começaram a soltar fogos.
E no gol contra, Zaccardo gesticula as mãos de raiva.

Show do intervalo:
- A seleção "comédia" brasileira está em desfalque. Perdemos nosso grande humorista, Bussunda. Agora, respondam: Ronaldo amanhã o imitará em homenagem?
a) Com certeza!
b) Fala sério!
- Todo mundo preocupado com o jogo de amanhã contra a Austrália, e vendo este jogo da Itália x EUA, eu me pergunto: Iaquinta?

sexta-feira, 16 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Inglaterra 2 x 0 Trinidad & Tobago - Para inglês ver
Tivemos pérolas como o inglês Ashley Cole entrando em campo no segundo tempo colocando a camiseta. E no segundo tempo, Lennon entrou para defender a bandeira bretã.
"Se entrasse George Harrison, resolveria", disse Casagrande sobre a tal substituição. Get back to where you once belong!

Suécia 1 x 0 Paraguai - Para o quê? Para a Suécia mesmo!
Como a maioria dos jogos, foi nos últimos minutos que a partida se decidiu, pela "falta do ataque sueço", em um jogo tão rápido que no primeiro tempo nem teve acréscimo. Com mais esta derrota, Paraguai volta para casa.
- Para o quê?
- Para casa mesmo...

Argentina 6 (!) x 0 Sérvia e Montenegro - o campeão dos campeões?
A goleada esdrúxula da Copa. Serviu de lição para a seleção brasileira, que ganhou de apenas 1 gol de uma seleção tão iugoslava quanto a que a Argentina jogou. Teve até gol do corinthiano Tevez, que entrou no segundo tempo para jogar também com o corinthiano Mascherano.

Holanda 2 x 1 Costa do Marfim - espremendo laranjas
O duelo de laranjas foi pressão acima de pressão. De um lado, todas os Vans da laranja Holanda. Do outro, Drogba e seus simpáticos colegas da também laranja Costa do Marfim. Os elefantes chegaram, atacaram, cabecearam, chutaram, mas não conseguiram empatar com a Holanda, e teremos que dar adeus a um dos times mais simpáticos da Copa (o outro é o Togo).

México 0 x 0 Angola - Será que ele mexe o chocalho?
Não vi o jogo. Nada nada. A única coisa que vale é que os dois ainda tem chances de se classificar.

Show do intervalo:
- Consegui completar Polônia, Argentina, Coréia e Togo!
- A goleada esdrúxula da Argentina me fez lembrar a da Alemanha contra a Arábia Saudita em pleno JUCA na Copa 2002. Pasmos.

quinta-feira, 15 de junho de 2006

IPOD UMA COISA DESSAS - o fantástico choubisnes trash da internet

Dica de site:
http://cognatas.dromma.org
Sabe aquela letra de música gringa que você entende em português? Tá aí.
As melhores:
Misfits - "Meu pai me ensinou que os cara era underground"
Stereo Total - "Coma garçon, chuchu, peru, coma garçon e toma um suco"
Jimi Hendrix - "E essa vida chata"
Grease - "Alô, quem ligou?"
The Coral - "Só maçã"

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Espanha 4 x 0 Ucrânia - goleada esdrúxula
Neste jogo tivemos o primeiro pênalti da Copa, depois de um cartão vermelho para Vashchuk. O pênalti foi cobrado pelo Villa e terminou em gol.
Os espanhóis estavam tão rápidos que deixavam o goleiro Shovkovskyi perdido.
Pérolas da partida:
"Aí você vêo o número 5, o grandalhão. Ele é muito bom, ele não é muito grande..." Sobre Yeserskyi, 1,82m de altura.
"Ele escolheu ser espanhol. Eu sou brasileiro por acaso" Comentarista sobre Marcos Senna, ex-Corinthians.
Neste jogo, tivemos uma versão internacional do "Galvão filma eu". Um gaiato com a placa "Show me on TV, please"

Tunísia 2 x 2 Arábia Saudita - TV Al Jazeera informa
Um clássico do futebol árabe. A Arábia Saudita mostrou um futebol moleque, que lembra as peladas que haviam nos meus tempos de ginásio no colégio. E o árbitro australiano Mark Shield parecia o ator Guilherme Berenguer.
Neste, tivemos um lance meio polêmico. Falta para a seleção da Arábia Saudita. O jogador ia cobrar, mas deu o tempo e o árbitro errrrrgue o braço. Lembremos que teve um lance semelhante na Copa de 1978 no jogo Brasil x Suécia (nossa eterna "freguesa"), em que Nelinho cobrou o escanteio e o juiz apitou antes que a bola entrasse no gol. A partida terminou em patadas.
Todo mundo se confundia com os nomes dos jogadores. O saudita Sulaimani toda hora me lembrava Suriname, e o tunísio Jaziri, autor do primeiro gol, era constantemente chamado de "Al Jaziri".
Pérolas do jogo:
"A Austrália pega o Brasil no domingo." - falou certo.
"Todo mundo discute, todo mundo falando árabe pro assistente..." Você queria o quê, falando em sueco?

Alemanha 1 x 0 Polônia - nos acréscimos
Este jogo eu tenho que comemorar. Afinal, foi o primeiro jogo entre 17 que eu finalmente acerto o placar no bolão! Viva Neuville, o autor do gol, nos suados acréscimos do segundo tempo.
Estatística:
Quase todos os jogos da Copa são definidos nos momentos finais. Foi assim com Austrália 3 x 1 Japão, de virada, Tunísia 2 x 2 Arábia Saudita, empatando no finalzinho, Alemanha 1 x 0 Polônia, com o gol nos acréscimos.

Equador 3 x 0 Costa Rica - Ay, caramba!
Já temos nossos primeiros classificados. Falta agora decidir entre eles (cuja partida será dia 20/06) quem vai pra primeiro e quem vai pra segundo.

No momento, está passando Inglaterra x Trinidad e Tobago.

Show do intervalo:
Não adianta, podem falar o que for. O nosso hino é o mais bonito de todos. Quem viu, por exemplo, o da Inglaterra, é majoritariamente "God save the queen".

terça-feira, 13 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Coréia do Sul 2 x 1 Togo - As figurinhas mais fáceis da Copa do Mundo
Que mané jogo do Brasil! Que jogo da França que nada! O grande clássico de hoje foi este, mas não pude assistir, pois estava indo ao francês, idioma oficial de Togo*. Cheguei na USP ciente do 1 a 0 Togo e fui tirar xerox que precisava. E lá tinha a TV mostrando a virada coreana. Vi também que o Ahn Jung-Hwan, representante do futebol moleque de 2002, ainda estava em campo, mas nos últimos minutos, não tinha mais aquele futebol moleque que os levaram para as semifinais.
Eles tocaram o hino de Togo duas vezes.
Estatística:
- 1/5 das figurinhas de um pacote da Copa do Mundo vem de Togo.

França 0 x 0 Suíça - joguinho
Qu'est-ce que je peux dire? Que o primeiro tempo deste jogo francófono foi no meu horário do francês e o segundo foi enquanto voltava pra casa. Trouxesse um raidinho...

BRASIL 1 x 0 Croácia - devia ter se importado menos com problemas pequenos
Galvão Bueno narrando, hauja coração! Brasil jogando, hauja coração! Lúcio na defesa, hauja coração!!! Um jogo apertado, suado, com lances perigosos, principalmente de Srna, que abre um belo esparcate chutando a bola. E de Prso, cujo símbolo da Fifa estava descolando da camiseta, e, last but not least, do torcedor croata que entrou em campo chapado e saiu jogando beijos para a platéia. Enquanto isso, o Ronaldo Bussunda ficava parado em campo.
Pérolas do Galvão:
"Brasil pode arriscar a dar o primeiro chute a gol." Até ele terminar de falar, Ronaldo já havia perdido a bola.
"Pedala, Ronaldinho!" - ué, mas quem pedala não é o Robinho?
"Ronaldinho Gaúcho com aquele olhar de toureiro de quem joga na Espanha, olhar fixo sobre a bola" - e Ronaldinho olhava pro juiz, olhava pros croatas, olhava pro Pletikosa (que parece o eterno corinthiano Zé Elias), olhava pros companheiros, menos para a bola.
Estatísticas:
- 40% das pessoas da rua estavam vestidos com motivos verde-amarelos. Este número aumentou para 50% quando eu entrei no metrô.
- "O mundo inteiro está ligado na Copa do Mundo" - 3 vezes
- "Pra cima deles!" - 5 vezes
- brincar com o nome do croata Prso - 7 vezes
- A Croácia está "começando a gostar do jogo" - 3 vezes, a partir dos 26min.
- Olodum, o ritmo da Copa! - 4 vezes
- Haja coração - 1 vez
- Jogo dramááááático - 1 vez aos 90min.
- 80% das bolas que foram até o Ronaldo pararam nos croatas. Os outros 20% foram pra fora. Ou seja: "A bola pegou a bola e me bateu com a boolaaa!"

Show do intervalo:
- Um gaiato da FFLCH se pronunciava: "Se tivesse camiseta da Croácia, eu comprava". E não é que na Augusta tinha a tal "toalha de mesa"?
- Parreira escolheu como música-tema "Epitáfio". Ê música tristinha!
- Na Rua Colômbia, há uma seqüência de bandeiras dos países da Copa. Acontece que a tinta vermelha acabou bem em Togo.
- E enquanto isso, aqui na Zona Leste, uma rua pintou a bandeira da Jamaica (!). Caribbean por Caribbean, pintasse logo a bandeira de Trinidad e Tobago!

* Fonte: Wikipedia e Atlas Geográfico Mundial Folha de São Paulo, 1996.

segunda-feira, 12 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Austrália 3 x 1 Japão - confuso horário
Luis Roberto (?!) narrou este jogo, informando que "camisa 10 literalmente Nakamura".
Este jogo foi animado. Parece que teremos trabalho nos próximos jogos.
O gol japonês foi um gol típico de Rock Gol. Nakamura cruzou, dois japas esbarram com o goleiro aussie, e a bola entra sofrida na rede. Sozinha, sozinha, sem a ajuda de ninguém.
Alguém viu o australiano Grella pedindo água, bebendo e cuspindo? Eca!
Joga Nakata, joga Nakamura, joga Nakazawa, só não joga Nakatimba. Jogador que atrabalhar o andamento do jogo leva cartão amarelo.
A comemoração do primeiro gol do Cahill foi sensacional, digna de um futebol moleque. Ele saiu até o escanteio e trocou soquinhos com a bandeira do corner.
Estatísticas:
- Arnaldo César Coelho falando "A regra é clara" - 1 vez
- Viduka pisando na bola - 2 vezes.

Estados Unidos 0 x 3 República Tcheca - EUA tomaram Plasil
O primeiro gol tcheco foi lindo, feito pelo Jan Koller, jogador que se parece com o jogador de vôlei Nalbert, e com músicos carecas de banda brasileira. Este jogo eu não vi, mas soube que jogaram com nosso astro Plasil, e que todo mundo não botou fé na República Tcheca. "Só ganham os ruins, só falta a Croácia ganhar"

Itália 2 x 0 Gana - Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre
Cléber Machado narrando. Casão desconfiou do goleiro de Gana Kingston que não pegaria bolas altas, mas fez grandes defesas. Só cheguei a ver o segundo tempo, onde Cléber Machado estava tão interessado no jogo que narrava como Rock Gol ("Swimming, swimming, in the swimming pool, when days are... e o gol!")
"Vocês sabiam que em 1967, antes de ser da Comissão Técnica... impedido!"
Outra pérola: "O Brasil vai enfrentar os desclassificados deste grupo." Ué, os desclassificados não voltam pra casa?
Como eu só cheguei no segundo tempo e não vi a escalação, demorei para perceber que Iaquinta, autor do segundo gol, era nome de jogador. Eu sempre achava que era "e a quinta..."
Estatística:
100% das vezes que mostravam o técnico italiano Marcelo Lippi, ele estava gesticulando. Ma che!

Show do intervalo:
- Ah, não! Enquanto passa um jogo importante* como Austrália e Japão, a Grobo pára tudo e exibe o alongamento da seleção brasileira. Eles estão mais à mostra do que seilaoquê.
- Esqueci de comentar ontem. Do jogo Sérvia e Montenegro x Holanda. Na parte de cima do estádio eu não sabia dizer se estava lotado de holandeses ou se o setor de cadeiras laranjas estava totalmente vazio.
- Posso lhe ser sincera? Francamente, a seleção não leva a taça este ano. Você pode até dizer que eu fiz a mesma coisa em 2002 e o Brasil foi penta. Mas uma coisa pesa muito, principalmente o salto. Em 2002, o salto era baixo, a equipe era inferior, certo, não tinha tanto crédito quanto se tem agora. Agora, o crédito é demasiado, e o salto também. Tanto que não vai levar. Fora outros fatores que não exporei aqui, mas que estava discutindo.
- Assistindo ao jogo da Gana, me lembrei do futebol moleque de Roger Milla (Camarões-90, aos 42 anos) e vendo os cabelos dos italianos, me lembrei de Valderrama (Colômbia-94).

* Importante sim! Foi um jogo histórico para a seleção canarinho-do-leste que com seu futebol moleque viraram o jogo, fizeram o primeiro gol e tiveram a primeira vitória em Copas; e para a seleção canarinho-d'oeste conhecer seus futuros adversários.

domingo, 11 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Sérvia e Montenegro 0 x 1 Holanda: Galvão narrando.
Como não houve Ahjaray por causa da festa junina, pude acompanhar o finzinho deste jogo, onde as cenas mais bizarras estavam com o goleirão holandês Van der Saar batendo roupa e pulando feito canguru até cair no chão.
E ponto para a simpatia do árbitro alemão Markus Merk. Deu cartão amarelo para o sérvio-montenegrino Gavrancic todo sorridente. Aliás, em vários lances ele estava todo sorridente.

México 3 x 1 Irã: México Irã para ver o que acontece!
"vai tocando a bola na defesa a selação do Irã." Detalhe: eram os mexicanos e seu uniforme verde.
"(Karimi) é chamado o Maradona asiático." Afe!
O técnico mexicano Lavolpe estava com uma gravata de motivos psicodélicos, enquanto o técnico do Irã é Branko.
O segundo gol mexicano foi de um erro grosseiro do Mirzapour.
Por ser um jogo do México, a torcida estava toda em festa, mas não contavam com a astúcia do torcedor vestido de Chapolin Colorado. A propósito, não gostaria de ir para a Disneylândia com o Polegar Vermelho?

Angola 0 x 1 Portugal: Cléber Machado narrando.
Nada como um jogo onde se entende os hinos nacionais dos dois países.
Cléber Machado teve as suas pérolas:
"Saiu de Portugal em 1500, na era dos descobrimentos, e está navegando em mares tranquilos." - Detalhe, ele está falando do jogo.
"Todos os replays que estão mostrando aqui na tela, no estádio é tudo igual."
Sobre o jogador angolano Locó, e sua franjinha emo: "O cabelo dele é muito loco."
"Cristiano Ronaldo dando pedaladas." - Peraí, quem tem a patente das pedaladas é o Robinho.
"Chegou Nuno Valente, com toda a saúde que tem..." - quem tem "saúde", pelo menos desde a Copa de 1998 é o Cafu.
No geral foi um jogo de primeiro tempo empolgante, mas o segundo tempo ficou feio, chocho, cheio de bolas altas e bolas fora e bolas murchas. Costinha entrou no segundo tempo ("Maum!"), e a seleção de Angola ainda "tá fraca". Casão falou 3 vezes que é um time inocente. Foi um jogo cheio de Ricardos: o goleiro de Portugal (chamado pelo Cléber Machado de "Ricardo goleiro"), o goleiro angolano João Ricardo e o jogador português Ricardo Carvalho.

Show do intervalo:
- Angola também ganhou camaradagem internacional. Angola é Angola em todas as línguas.
- Vendo a atuação de Oswaldo Sánchez, o goleiro mexicano, me deu uma saudade do futebol moleque dos grandes goleiros do futebol recente: Jorge Campos (México-94), Goycoechea (Argentina-90), René Higuita (Colômbia-90/94), Chilavert (Paraguai-98/2002), Zubizarreta (Espanha-86/90/94/98), Gianluca Pagliuca (Itália-94), Tony Meola (EUA-94), Preud'Homme (Bélgica-94), Taffarel...

sábado, 10 de junho de 2006

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Inglaterra 1 x 0 Paraguai: No intervalo da aula, percebi que estava 1 a 0 para a Inglaterra. Depois, o Renato me fala que o gol foi do Gamarra. Peraí, então foi 1 a 0 para o Paraguai? Depois descubro que o gol foi contra. A seleção paraguaia não pôde ter chegado até aqui para perder de gol contra.
- Para o quê?
- Paraguaia.

Trinidad e Tobago 0 x 0 Suécia: Poxa, um clássico do futebol e poucas informações a respeito? A única coisa que eu vi pela televisinha foi a primeira expulsão da Copa, de um jogador trinidadetobaguenho, não, trinidadetobaguense, não, quem nasce em Trinidad e Tobago é o quê?

Argentina 2 x 1 Costa do Marfim: Este foi o jogo onde todos os corações assumiram a cor laranja da Costa do Marfim. No intervalo da aula, havia uma televisão grande com uma antena improvisada. De lá, vimos o segundo gol argentino (que, aliás, foi impedidíssimo) e voltamos. Depois de terminada a aula, vimos os costadomarfenses (Copa é bom pra isso, você aprende geografia... ou não) fazerem um gol, muito comemorado por sinal.

Show do intervalo:
- Costa Rica e Togo ganharam a camaradagem internacional pelo simples motivo de não precisarem mudar a escrita quando é em outro idioma.*
- Que saudades daquele futebol moleque da Hungria, bi-vice em Copas.

* Fonte: Livro Ilustrado Copa do Mundo Alemanha 2006

sexta-feira, 9 de junho de 2006

JAMANTA NÃO MORREU

Interessante que o Dedé Santana (Marcelo Anthony) foi dormir dentro do carro, em frente a uma penitenciária, com a janela aberta, em pleno São Paulo pós-PCC. Ô Sílvio!!!

COPA E SALSICHÃO - a cozinha da Copa

Acabou o primeiro dia de Copa do Mundo. E já começou com as tais pérolas.
Alemanha 4 x 2 Costa Rica: Galvão narrando. Eis aqui as suas frases memoráveis.
"Lá vem a Alemanha chegando e trazendo a Costa Rica..."
"(Klinsmann) parece mesmo um surfista da Califórnia"
"Já está bola rolando" (aos 15min de jogo)
"O time da Alemanha vai dar trabalho" (umas 500 vezes)
Fora o fato de não falar o nome do goleiro da Costa Rica, o Porras.
O próprio mostrou uma certa preferência para a Alemanha. Quando foi gol da Alemanha, seu "ééééé" durou uns 3s (com a Seleção, dura de 5 a 7s). Nos da Costa Rica, não durou nem 1s. E outro fato interessante foi que dois jogadores marcaram 2 gols cada nesta partida. Quando o Klose (minha última figurinha pra completar a Alemanha) fez o segundo, o Galvão já o colocou como artilheiro da Copa. Na vez do costarriquenho Wanchope, nada de exaltações.
No quarto gol alemão, um tiozinho colocou a caneca de chopp na frente da câmera.

Polônia 0 x 2 Equador: Cléber Machado narrando.
De fato, este jogo tinha menos destaque do que o primeiro, mas teve algo a ser comentado:
Cléber Machado mostrando a "matemática equatoriana". Se eles ganhassem este jogo, teriam 60% de chances de passar para a segunda fase. Tiveram aula com o Galvão Bueno.
O técnico equatoriano Suarez aparecendo tirando uma pedrinha do sapato.
Kosowski correndo e dando uma escorregada típica de Rock Gol. Aliás, muito se escorregou neste jogo.

E amanhã infelizmente não poderei ver as partidas. Mas hauja coração! Teremos Inglaterra x Paraguai, e este vai mostrar que não está para brincadeira.
- Para o quê?
- Paraguai!

Enquanto isso, no meu álbum de figurinhas, completei Alemanha, Sérvia e Montenegro, Holanda, Gana, Suiça e Arábia Saudita. E nada de Togo!

segunda-feira, 5 de junho de 2006

COPAS E SALSICHÕES

Estava demorando pra falar da Copa do Mundo. Na verdade, é sobre a febre dos álbuns de figurinhas da Copa. Todo mundo trocando figurinhas, e a partir desta troca, podemos conhecer um pouco dos jogadores que vão pra Copa. Ou não: Júlio Baptista está fora.
E legal de ver os nomes esdrúxulos dos jogadores. Que lá fora são normais, mas aqui darão o que falar.
Veja só:
Porras (Costa Rica)
Salas (Equador)
Sol Campbell, Rio Ferdinand (Inglaterra)
Paredes (Paraguai) - detalhe, não é goleiro.
Crespo (Argentina)
Boka (Costa do Marfim)
Cocu (Holanda)
Torrado, Bravo, (México)
Figo, Costinha (Maum!) (Portugal)
Grosso (Itália)
Bocanegra, (EUA)
Plasil (República Tcheca) - o melhor de todos
Butina (Croácia)
Jean-Paul Abalo (Togo)
Fedorov (Ucrânia)
e só.
Outra parte interessante é você ver o nipe das fotinhos dos jogadores. A maioria deles são fotos tiradas meio que em campo, muitos com pose de jogadores mesmo (com exceção da Alemanha, Sérvia e Montenegro, Holanda, Portugal, EUA, Japão, França, e Espanha). Algumas particularidades:
- A foto de time da seleção inglesa é apenas uma montagem com as fotos individuais dos titulares.
- Ao ver a foto do Tevez (Nota: ainda não o tenho no meu álbum), me deu a impressão que as fotos individuais da seleção argentina são montagem. Pegam a cara dos jogadores, tacam um fotochopp e colocam o uniforme deles em cima.
- A Holanda, além de não optar por fotos "em campo", fez de suas fotos individuais parecerem fotos de álbum de colegial, dada a posição que eles ficaram. Quem tem o álbum (tanto o de figurinhas quanto o da escola), sabe que é assim mesmo.
- Preconceito com Angola, Gana e Arábia Saudita. Só tem uma página.
- As fotos dos EUA me deram a impressão de que tacaram fotochopp atrás do fundo.

P.S.: A propósito, alguém tem o brilhante da Espanha?
eXTReMe Tracker